O consumo da carne suína per capita no Brasil está em ascensão. Em 2024 o setor prevê chegar a 21 kg por habitante ao ano, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Em 2020 a quantidade era de 16,9 kg, enquanto 2015 chegava a 14,5 kg. Esse cenário favorável se apoia em diversos fatores, sendo um deles a descoberta, por parte dos consumidores, de novos cortes e novas maneiras de se consumir a carne suína. Eles têm preferido essa proteína pelo seu sabor, saudabilidade, versatilidade, praticidade e todos os benefícios.
Com 14 anos de experiência na
técnica de cortes de carne, o instrutor de açougue, Joelson Soares
Ribeiro, atua diretamente na valorização no suíno capacitando e
qualificando equipes que lidam diretamente com o consumidor. “Os açougueiros são formadores de
opinião no ponto de venda e além de falar a respeito da carne suína
damos dicas de porcionamento e apresentações. Nossa proposta é
melhorar a renda e diminuir a perda. Dividimos a carcaça e mostramos
como obter cortes nobre e diferenciados”, afirma Ribeiro.
Colaborador da Frimesa há mais de
dois anos, Ribeiro atua na área de vendas em Belém do Pará.
“Existe uma infinidade de cortes, desde bife de lombo para quem
prefere corte magro, cortes muito usados por quem gosta de churrasco
como ancho, prime rib, tomahawk, bife de chorizo, Tbone, franch rack,
barriga piano, picolé, short ribe e medalhão da pancetta”.
Ribeiro conta que são ótimas opções em diversos momentos,
associados à apresentação e que não esquece do selo da marca
Frimesa em cada bandeja que prepara. “Precisamos validar a
procedência do produto e mostrar para o consumidor o que ele está
levando para casa. Sinto por diversas vezes que o consumidor nem
estava pensando em levar suíno pra casa e termina comprando ao ver
as opções atrativas, preços e apresentação”, explica. A ação
tem ampliado a presença da Frimesa nas lojas da capital paraense.
Ribeiro revela que está ocorrendo a abertura de restaurantes
especializados exclusivamente em carne suína.
Em janeiro, Joelson visitou a Unidade
Industrial de Medianeira para uma demonstração desses cortes para
as áreas comercial, indústria e pesquisa e desenvolvimento de
produtos. A proposta foi mostrar como o trabalho vem sendo executado
no ponto de venda para gerar ideias, principalmente para as equipes
técnicas, de como gerar valor e obter cortes diferenciados, de
acordo com as analistas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação,
Alexsandra de Oliveira e Zelair Botesini.
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