O consumo da carne suína per capita no Brasil está em ascensão. Em 2024 o setor prevê chegar a 21 kg por habitante ao ano, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Em 2020 o quantidade era de 16,9 kg enquanto 2015 chegava a 14,5 kg. Esse cenário favorável se apoia em diversos fatores, sendo um deles a descoberta, por parte dos consumidores, de novos cortes e novas maneiras de se consumir carne suína. Eles têm preferido essa proteína pelo seu sabor, saudabilidade, versatilidade, praticidade e todos os benefícios.
Com 14 anos de experiência na técnica de cortes de carne, o instrutor de açougue, Joelson Soares Ribeiro atua diretamente na valorização no suíno capacitando e qualificando equipes que lidam diretamente com o consumidor. “Os açougueiros são formadores de opinião no ponto de venda e além de falar a respeito da carne suína damos dicas de porcionamento e apresentações. Nossa proposta é melhorar a renda e diminuir a perda. Dividimos a carcaça e mostramos como obter cortes nobre e diferenciados”.
Colaborador da Frimesa há mais de dois anos, Ribeiro atua na área de vendas em Belém do Pará. “Existem uma infinidade de cortes, desde bife de lombo para quem prefere corte magro, mas cortes são muito usados por quem gosta de churrasco como ancho, prime rib, tomahawk, bife de chorizo, T-bone, franch rack, barriga piano, picolé, short ribe medalhão da pancetta”. Ribeiro conta que são ótimas opções em diversos momentos, associados a apresentação e que não esquece do selo da marca Frimesa em cada bandeja que prepara. “Precisamos validar a procedência do produto e mostrar para o consumidor o que ele está levando para cassa. Sinto por diversas vezes que o consumidor nem estava pensando em levar suíno pra casa e termina comprando ao ver as opções atrativas, preços e apresentação”, explica.
A ação tem ampliado a presença da Frimesa nas lojas da capital paraense. Ribeiro revela que está ocorrendo a abertura de restaurantes especializados exclusivamente em carne suína. “O custo, sabor e diversificação e aceitação do público tornam a carne suína cada dia mais atrativa ”.
Em janeiro, Joelson visitou a Unidade Industrial de Medianeira para uma demonstração desses cortes para as áreas comercial, indústria e pesquisa e desenvolvimento produtos. “A proposta foi mostrar como o trabalho vem sendo executado no ponto de venda para gerar ideias, principalmente para as equipes técnicas, de como gerar valor e obter cortes diferenciados”, de acordo com as analistas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Alexsandra de Oliveira e Zelair Botesini.
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